Biden conversa com líderes do Egito e Catar sobre cessar-fogo em Gaza

O presidente egípcio Abdel Fattah al-Sisi recebeu uma ligação telefônica nesta segunda-feira (29) do presidente dos EUA, Joe Biden, para discutir os mais recentes desdobramentos das negociações por um cessar-fogo em Gaza e os riscos de uma escalada militar em Rafah, de acordo com um comunicado da presidência egípcia.

O porta-voz da Presidência egípcia disse que a ligação também tocou na troca de reféns israelenses por prisioneiros palestinos, um dos principais pontos de atritos de qualquer acordo de cessar-fogo abrangente entre Hamas e Israel.

Uma delegação do Hamas está atualmente no Cairo para deliberar sobre a resposta de Israel a um acordo de cessar-fogo.

Continua depois da publicidade

Os riscos de uma escalada militar em Rafah também foram enfatizados, em relação a como seria uma catástrofe em uma crise humanitária que já está piorando e que teria um impacto na estabilidade e na segurança da região, segundo o comunicado.

“O presidente Al-Sisi sublinhou a necessidade de acesso completo e adequado a auxílio humanitário, analisando os intensos esforços egípcios nesse sentido.”

Os dois presidentes também enfatizaram a necessidade de trabalhar para impedir a expansão do conflito e reafirmaram a importância da solução de dois Estados como um meio para atingir segurança, paz e estabilidade na região”, disse o comunicado da Presidência do Egito.

Continua depois da publicidade

Biden também teve uma ligação telefônica na noite de segunda-feira com o emir Tamim bin Hamad Al Thani, do Catar, cujo país também tem um papel de mediador no conflito.

“Durante o telefonema, discutiram a evolução da situação na Faixa de Gaza e nos territórios palestinos ocupados e os esforços dos dois países para chegar a um acordo de cessar-fogo imediato e permanente em Gaza”, afirmou o Catar em comunicado.

FONTE

Sobre o Autor

Ubiratan Motta
Ubiratan Motta

Historiador que dedicou sua vida à carreira militar. Especialista em recursos humanos e logística, e com vasta experiência em operações e missões das Forças Armadas.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.