Como escolher um bom curso preparatório militar

alunos realizando redação pm mg

Sabemos que passar em um concurso público e ingressar na carreira militar exige muito esforço, disciplina e estudo. Os jovens que acabaram de terminar o ensino médio muitas vezes se sentem perdidos e sem apoio específico na preparação para os exames. Portanto, matricular-se em um curso preparatório militar parece ser uma boa opção para quem quer passar nas provas.

Ingressar nas Forças Armadas (Marinha, Exército ou Aeronáutica) é o objetivo de muitas pessoas, que acabam buscando cursos pré-militares para concorrer a vagas cada vez mais concorridas. Com o passar dos anos, esses concursos ganharam destaque e a competição aumentou devido a outros benefícios profissionais.

Se você quiser dicas de como se preparar para esse segmento, continue lendo este conteúdo!

A importância de uma boa preparação

É comum que os jovens se sintam sobrecarregados e inseguros na hora de se preparar para a carreira militar, pois estudar para esse tipo de competição é algo novo e completamente diferente do método utilizado, por exemplo, durante o ano letivo.

Se nos estudos clássicos existe um horário fixo que se estende por todo o ano letivo, no caso do curso pré-militar a preparação para o exame pode demorar vários meses, sendo por isso necessário um estudo mais intensivo e consequentemente mais cansativo.

Portanto, encontrar a melhor escola preparatória pode fazer a diferença para a aprovação. Alguns alunos preferem cursos presenciais pela oportunidade de estar em contato direto com os professores ou pela organização de horários e controle de estudos que as instituições proporcionam.

Porém, aproveitar a Internet é uma forma de aproximar esse tema dos alunos. Além disso, a opção online se destaca como uma opção para quem não dispõe de tempo ou locais de treinamento específicos para um espaço militar em sua cidade.

Dessa forma, o ensino a distância fica mais personalizado, pois o aluno pode definir o conteúdo do curso, assistir às aulas a qualquer hora do dia e estudar em qualquer lugar. Tudo isso sem perder o apoio dos professores que serão consultados nos canais oficiais do curso para solucionar problemas e esclarecer dúvidas.

Dicas para escolher o melhor curso de formação militar

Antes de um aluno escolher o melhor curso preparatório ou se matricular em uma instituição, ele deve considerar alguns pontos e responder algumas perguntas para não perder tempo com estudos mal administrados ou mal preparados. Confira algumas dicas abaixo!

Entenda seu perfil de estudante

Cada pessoa desenvolve uma forma de estudar ao longo da vida. Alguns podem absorver conhecimento através da visão, outros através da audição, e alguns precisam escrever para compreender completamente o conteúdo. Da mesma forma, muitos alunos têm dificuldade em estabelecer uma rotina de estudos porque exige muita disciplina. Portanto, antes de escolher um curso é preciso avaliar se você é um aluno que se desenvolve melhor sozinho ou se precisa de ajuda de professores e outros alunos para entender melhor as aulas.

Após analisar esses fatores, será possível decidir entre a modalidade presencial e online. Depois disso, é preciso pesquisar aquele que lhe oferece mais benefícios entre as opções disponíveis.

No caso da seleção online, é preciso verificar quais materiais são oferecidos e também se ele é ideal para você. Por exemplo, não adianta ter um folheto rico e abrangente se você tem dificuldade de concentração na leitura. Nesse caso, o vídeo seria mais viável e lucrativo.

Pesquise o conteúdo do curso

Raramente são aprovados alunos com pouco tempo de estudo ou currículo fraco. É por isso que a análise do conteúdo do programa é tão importante. Em alguns casos, as escolas podem oferecer notas gerais enquanto aguardam o anúncio, então avalie se vale a pena estudar dessa forma ou é melhor procurar vagas voltadas para cada escola militar.

Por exemplo, algumas provas são conhecidas pela alta exigência em determinadas disciplinas, como o ITA, que exige um maior nível de conhecimento em questões de matemática. Portanto, uma instituição de ensino que se compromete a preparar alunos para esse vestibular não pode oferecer a mesma carga horária para aulas de matemática e inglês.

Além disso, é possível criar um currículo mais extenso com foco na área que você mais necessita, principalmente se optar por estudar em casa, online. Basta avaliar o que melhor atende às suas necessidades.

Avalie a relação custo-benefício

Ao pesquisar cursos pré-militares, você encontra todos os tipos de ofertas. Porém, isso não significa que vão aprovar o mais caro e que o mais barato não vai te ajudar em nada.

É preciso analisar os custos e benefícios do investimento, o tempo disponível para estudar e a dificuldade da prova. Procure também aqueles que oferecem materiais diferenciados, aulas experimentais, parcelamento ou planos de estudo.

Procure cursos com experiência comprovada

Existem muitas idiossincrasias nos exames de carreira militar, razão pela qual as escolas preparatórias competitivas geralmente não são uma boa escolha para aqueles que desejam seguir esta área. Ao se especializarem na área militar, conseguem oferecer cursos que abrangem, entre outros, processos seletivos para a Academia da Aeronáutica, Escola de Formação de Cadetes Aéreos, Escola de Formação de Cadetes do Exército, Escola de Sargento de Armas. Analise também os professores, mesmo que os cursos sejam ministrados remotamente. Estes educadores devem estar próximos dos sujeitos, mas acima de tudo devem saber como os conselhos militares os exigem, porque esta experiência é muito importante na preparação.

Converse com alunos que já fizeram o curso

Outra dica importante é procurar ex-alunos e verificar a percepção deles sobre as aulas. Muitos cursos exibem um placar ou mural de aprovação em seu site, confirmando que a instituição tem um bom histórico e está orgulhosa de suas aprovações.

Procure alunos nas redes sociais e seja honesto. Isso o ajudará a entender onde o ensino pode ajudar e o que você pode esperar dos professores. Essa entrevista também pode te ajudar a receber dicas de como ser aprovado mais rápido ou como melhorar seus estudos.

Vemos que escolher o melhor curso de formação militar exige um pouco de pesquisa e avaliação. Porém, é preciso compreender o seu papel na preparação como auxílio para alcançar bons resultados. Não há o que evitar porque essa carreira exige muita disciplina e deve começar pelos estudos. Por isso, ter os melhores professores e materiais completos nem sempre garante aprovação.

Sobre o Autor

Ubiratan Motta
Ubiratan Motta

Historiador que dedicou sua vida à carreira militar. Especialista em recursos humanos e logística, e com vasta experiência em operações e missões das Forças Armadas.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.