Como passar no exame de aptidão psicológica dos concursos militares

Passar nas provas escritas dos concursos militares é apenas o primeiro obstáculo, logo depois tem os exames físicos, clínicos e o Teste de Aptidão Psicológica.

O Teste de Aptidão Psicológica é uma análise científica e técnica na qual são aplicados testes psicotécnicos, cujo objetivo é avaliar a personalidade de uma pessoa e o nível de sua atenção, concentração e memória. Também pode testar a capacidade de raciocínio lógico do candidato. Portanto, o indivíduo deve estar atento a todos os aspectos exigidos neste exame.

Para entender como funciona o teste de aptidão psicológica, convidamos você a continuar lendo o artigo e descobrir a melhor forma de se preparar. Vamos?

Verifique se o teste é excludente ou não

Há quem pense que a prova de aptidão psicológica é algo a que não se deve dar muita importância, mas ao contrário do que muitos pensam, este ponto tem muito peso na avaliação das competições. A prova é a fase eliminatória do processo de avaliação.

Dessa forma, mesmo que o candidato tenha sido aprovado nas etapas anteriores, poderá ser eliminado na etapa psicológica. Portanto, se o seu objetivo é iniciar a carreira militar, com certeza preste atenção nesse aspecto.

Descubra o que fazer se você falhar no teste

Como já vimos que o teste psicotécnico pode levar à eliminação, é preciso entender o que pode ser feito nessa situação. Primeiramente é preciso lembrar que existe a possibilidade de entrar com recurso administrativo caso você não concorde com o resultado divulgado pela organização.

Para saber se o resultado publicado corresponde à realidade em que se insere, siga a fundamentação fornecida pela organização para a prova de aptidão psicológica. Portanto, não faz sentido dizer que um candidato carece de controlo emocional, a menos que sejam apresentados argumentos suficientes para provar esta afirmação.

Portanto, é preciso avaliar esse aspecto para evitar erros no processo de avaliação. E se for preciso, vá à Justiça para garantir seus direitos e evitar ser eliminado da concorrência.

Portanto, sempre que concorrer à área militar, lembre-se que o júri organizador do concurso tem a função de revelar corretamente os motivos que levaram o candidato a recusar o exercício da atividade para o cargo pretendido. Esse fator é extremamente importante para não atrapalhar sua nomeação.

Entenda como é realizado o exame, suas etapas e o que é avaliado

O teste de aptidão psicológica avalia diferentes perfis de candidatos. Portanto, ser reprovado em um teste desse tipo não significa necessariamente que você não tenha capacidade para desempenhar determinada função. Porém, é preciso ter em mente que nesse momento suas competências não correspondem às dos profissionais que atuam, por exemplo, na área desejada.

Por isso, antes de se candidatar a uma vaga no concurso militar, verifique o perfil esperado para o cargo e veja se você tem a elegibilidade esperada pela organização. Depois de fazer isso, tente estudar para a prova que vai fazer para não ficar nervoso durante a prova e prejudicar seu desempenho.

As avaliações normalmente usadas em concursos incluem:

teste de memória;
teste de personalidade;
um teste para verificar habilidades específicas;
teste de raciocínio.

A avaliação psicológica exige, portanto, um planejamento prévio por parte dos aplicadores do exame, pois é realizada por meio de uma metodologia que geralmente inclui entrevistas, testes, observações, entre outros.

Saiba como se preparar para o teste de aptidão psicológica

Saber como se preparar para um teste de aptidão psicológica é essencial para ter sucesso no teste que você está fazendo. Por isso, antes de se inscrever no concurso desejado, siga as dicas abaixo para se sair bem no processo de avaliação.

Conheça a dinâmica da prova

Conhecer a dinâmica das provas que você vai fazer é fundamental para conseguir passar por essa fase eliminatória. Para isso, não deixe de analisar detalhadamente a notificação e observar os tipos de testes que serão utilizados.

Uma boa ideia é pesquisar na web sobre a avaliação que você está prestes a fazer. Essa estratégia o ajudará a ganhar mais confiança e a entender como funciona o exame que você está prestes a fazer.

Fique calmo durante o teste

Ao estar atento à dinâmica das provas, você consegue ficar mais tranquilo durante a prova. No entanto, isto por si só não é suficiente. Você deve tentar relaxar e fazer atividades que mantenham sua mente tranquila durante o processo de avaliação.

Uma dica para isso é fazer uma alimentação leve e fazer caminhadas para estar bem preparado tanto física quanto mentalmente. Isso ajudará seu cérebro a desestressar e a ficar mais focado e calmo no dia da competição.

Procure referências

Sabe quando vamos a uma competição e encontramos alguém que também fez a mesma competição que você. Agora é um bom momento para tirar todas as suas dúvidas sobre como são realizadas as provas de avaliação. Essas referências tendem a ser grandes aliadas durante sua jornada pelo teste de aptidão psicológica. Isso vai te ajudar a ficar mais tranquilo no dia da prova e também te ajudar a entender toda a dinâmica da competição.

Se você não conhece uma pessoa que possa lhe dar essa “luz”, não se desespere! A melhor forma de fazer isso é por meio de um curso preparatório de qualidade, pois além de te ajudar no networking, é possível aprimorar ainda mais o seu conhecimento sobre os assuntos do concurso.

A preparação para a prova de aptidão psicológica e para a próxima etapa da competição é de extrema importância para quem deseja ter uma carreira militar de sucesso. Portanto, não esqueça de conhecer a dinâmica das provas, mantenha a calma e busque referências em um bom curso preparatório. Isso porque só assim é possível atingir seus objetivos de forma mais rápida e eficiente.

Sobre o Autor

Ubiratan Motta
Ubiratan Motta

Historiador que dedicou sua vida à carreira militar. Especialista em recursos humanos e logística, e com vasta experiência em operações e missões das Forças Armadas.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.