Como saber se um boleto foi pago ou não?

O boleto é uma das formas mais práticas e populares para efetuar pagamentos no Brasil. Seja para pagar contas de luz, água e internet, ou para pagar por compras feitas em sites, os boletos fazem parte do nosso dia a dia.

Quando vamos ao banco ou lotérica para pagar um boleto, recebemos uma nota fiscal ou extrato físico, que confirmam o pagamento. Mas quando fazemos esse processo por meio do aplicativo do banco, como saber se um boleto foi pago ou não?

Leia também:

Reprodução: Simplifica Mais

Após efetuar o pagamento de um boleto bancário, o prazo de compensação é de 72 horas, ou seja, o banco tem até 3 dias úteis para confirmar que você pagou pelo documento. Ao perceber a confirmação, geralmente, o banco ou benefíciario enviam algum tipo de notificação de que o pagamento foi recebido. 

Entretanto, caso você tenha pago o boleto mas não tenha recebido nenhum tipo de comprovação ou recibo, existem algumas maneiras de conferir que o pagamento foi efetuado. 

Uma maneira fácil e rápida de verificar se um boleto foi pago é consultando o extrato bancário da conta utilizada para o pagamento. A partir deste extrato, você poderá conferir todas as transações financeiras relacionadas à sua conta, incluindo os pagamentos de contas e boletos.

Golpe do Boleto: boletos bancários
Cuidado com o Golpe do Boleto (Imagem: Brenda Rocha – Blossom/Shutterstock)

No que diz respeito à identificação dos boletos, no caso de dois ou mais boletos com o mesmo valor, por exemplo, é preciso observar alguns outros detalhes no extrato. Para verificar qual dos boletos foi pago, o primeiro passo é examinar os números do código de barras do documento. Os três primeiros dígitos correspondem ao banco emissor, facilitando a identificação do pagamento.

Utilize um serviço de consulta

Além da confirmação e recibo do beneficiário e das informações do extrato bancário, existem alguns serviços que identificam se um boleto foi pago. O Sistema de Gerenciamento Financeiro (SIGEF) é uma plataforma gratuita, oferecida pelo Banco Central,  que possibilita aos usuários verificar o status de pagamento de boletos emitidos por bancos ou instituições financeiras autorizadas pelo BC. 



FONTE

Sobre o Autor

Ubiratan Motta
Ubiratan Motta

Historiador que dedicou sua vida à carreira militar. Especialista em recursos humanos e logística, e com vasta experiência em operações e missões das Forças Armadas.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.