Como se preparar para o Teste físico da EsPCEx

A prova física da EsPCEx definitivamente é uma das etapas mais temidas do concurso, mas engana-se quem pensa que a preparação de última hora pode ser eficaz. Para conseguir a vaga dos sonhos na Escola Preparatória de Cadetes do Exército é fundamental se dedicar.

Se você deseja seguir a carreira militar, primeiro deve passar por um teste de Inteligência, depois por uma inspeção de saúde e, em seguida, fazer um teste de aptidão física. Neste texto vamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre a prova física para te ajudar a se preparar da melhor forma possível e se firmar na competição. Confira!

Para que serve o teste físico da EsPCEx?

A EsPCEx é a porta de entrada para quem deseja ingressar na Academia Militar das Agulhas Negras. Porém, para que a escola tenha sucesso na competição, a dedicação aos estudos e a preparação física são essenciais. Existem 3 fases, a última das quais é um exame físico. Muitas pessoas se preocupam com o exame intelectual da competição e esquecem de dar a devida atenção ao preparo físico. No entanto, isso pode ser um erro. Claro que a prova, que abrange matérias como redação, matemática, inglês e outras disciplinas, é uma fase mais difícil. No entanto, os exames físicos podem fazer com que você perca o seu lugar se não mostrar o que é preciso para ingressar.

O teste físico ESPCEx é realizado para avaliar a aptidão dos candidatos. Assim fica mais fácil saber se eles conseguirão se formar e ingressar na AMAN.

O concurso para a ESPCEx é dividido em três fases:

Exame intelectual, que se baseia em provas de dois dias com questões objetivas e redação;

Inspeções de saúde onde determinados exames de sangue e de exercício devem ser submetidos para demonstrar a integridade da saúde;

Teste de aptidão física, que também é dividido em dois dias de teste.


Para chegar à última etapa, além de submeter todos os exames médicos exigidos na fiscalização sanitária, é preciso passar por uma prova intelectual, por isso é muito importante se dedicar aos estudos. Dessa forma, fica mais fácil chegar à última etapa e assim ficar mais perto de realizar o seu sonho.

O exame físico é excludente?

O exame físico tem caráter eliminatório. Ou seja, quem ficar aquém de determinado nível esperado será desclassificado e perderá a vaga.

Como o mau desempenho pode levar à desclassificação, você deve se preparar bem para o teste de aptidão física. Portanto, quanto mais cedo você começar a treinar, melhor conseguirá um bom desempenho na avaliação.

O que é avaliado na prova?

O teste de aptidão física é dividido em dois dias de exercícios. Na primeira, há uma prova de 2.300 metros, respectivamente 1.950 metros para mulheres, que deve ser concluída em 12 minutos. No segundo dia, os candidatos deverão fazer alguns exercícios físicos. Os homens devem fazer 39 abdominais e 19 flexões e as mulheres devem fazer 37 abdominais e 8 flexões.

Portanto, os participantes são obrigados a completar todas essas tarefas. E não pense que tudo isso é fácil de fazer sem preparo, certo? Passar pela escola militar exige muito esforço, assim como ser aceito.

Como se preparar?

Por se tratar de uma prova que exige bom condicionamento físico, você deve se preparar bem para o exame físico da EsPCEx. Por isso vamos dar algumas dicas para te ajudar a conseguir uma vaga na escola. Confira!

Comece a se treinar o mais rápido possível

Embora este não seja um teste com um nível de complexidade muito elevado, existe alguma dificuldade. Se você não está acostumado a se exercitar com frequência, comece a se exercitar o mais rápido possível. Desta forma, você evitará lesões nas articulações por sobrecarga. Concentre-se no que é exigido no exame
Se você já tem o hábito de fazer atividade física, pratique os exercícios que são exigidos na prova. Isso porque mesmo que você esteja em boas condições físicas, se seu corpo não estiver acostumado a realizar determinado movimento, ele poderá apresentar algumas dificuldades.

Não canse seu corpo antes do teste

O excesso de treinamento pode causar lesões. Por isso é importante começar a treinar o mais rápido possível. Dessa forma, você pode tentar melhorar gradativamente seu desempenho. Na véspera da prova procure descansar o corpo. Lembre-se de que o que você pode fazer, você já fez.

Procure profissionais de Educação Física e Nutrição

Dessa forma, você pode treinar seu corpo de maneira saudável para ter o melhor desempenho no dia da prova. Além disso, com esses especialistas sua saúde vai melhorar significativamente, e não apenas para o exame.

Com esforço e planejamento é possível passar na prova intelectual e passar na prova física da EspPCEx. Então prepare-se da melhor maneira possível e mantenha a calma. Além disso, é importante nunca desistir dos seus sonhos e criar estratégias para alcançá-los.

Sobre o Autor

Ubiratan Motta
Ubiratan Motta

Historiador que dedicou sua vida à carreira militar. Especialista em recursos humanos e logística, e com vasta experiência em operações e missões das Forças Armadas.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.