Disputa das Malvinas pode durar décadas, diz Milei

Javier Milei, presidente da Argentina, afirmou que tem como objetivo obter a soberania das Ilhas Malvinas do Reino Unido, mas que não “busca conflito” para atingir seu resultado. Ao invés disso, Milei diz que fará investidas diplomáticas e assume que “não há solução imediata”.  

As alegações foram feitas em entrevista à BBC e divulgadas nesta segunda-feira (6).  

Milei tem uma postura diferente a de outros presidentes da Argentina, que reconheciam o arquipélago como argentino, mas “sem qualquer resultado” prático.  

Continua depois da publicidade

O conflito entre o Reino Unido e a Argentina pelas Ilhas Malvinas teve início em 1982 e terminou com o país inglês como vitorioso. 255 militares britânicos, três moradores das ilhas e 649 argentinos morreram no conflito. Desde então, internacionalmente, as Ilhas Malvinas são território britânico. No Reino Unido, o arquipélago é chamado de Ilhas Falkland. A região fica no sudoeste do Oceano Atlântico, a cerca de 480 quilômetros da Argentina e 12,8 mil quilômetros do Reino Unido. 

O ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, David Cameron, visitou as ilhas em fevereiro e disse que sua soberania não estava em discussão. Questionado sobre essa afirmação, Milei respondeu que “o território está agora nas mãos do Reino Unido, ele tem o direito de dizer isso. Não vejo como uma provocação.” 

Em 2013, os habitantes das Malvinas/Falkland votaram em um plebiscito sobre permanecer ou não como um território ultramarino do Reino Unido. O resultado foi positivo para o país britânico.  

Continua depois da publicidade

Na entrevista, Milei admitiu que esse processo pode levar anos, que se trata de uma “negociação de longo prazo”. “Eles podem não querer negociar hoje. Em algum momento mais tarde eles podem querer. Muitas posições mudaram ao longo do tempo”, disse à BBC.  

FONTE

Sobre o Autor

Ubiratan Motta
Ubiratan Motta

Historiador que dedicou sua vida à carreira militar. Especialista em recursos humanos e logística, e com vasta experiência em operações e missões das Forças Armadas.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.