EUA interrompem construção de píer para Gaza por conta do clima

Washington (Reuters) – Militares dos EUA disseram nesta sexta-feira (3) que estavam interrompendo temporariamente a construção de um píer marítimo em alto-mar devido às condições climáticas e que, em vez disso, continuariam a construí-lo no porto israelense de Ashdod.

O píer marítimo, uma vez construído, será colocado ao largo da costa de Gaza em uma tentativa de acelerar o fluxo de ajuda humanitária para o enclave.

“A previsão de ventos fortes e ondas altas do mar causaram condições inseguras para os soldados que trabalhavam na superfície do píer parcialmente construído”, disseram os militares dos EUA em um comunicado.

Continua depois da publicidade

“O píer parcialmente construído e as embarcações militares envolvidas em sua construção foram transferidos para o porto de Ashdod, onde a montagem continuará”, acrescentou.

No início desta semana, o Pentágono disse que cerca de 50% do píer havia sido construído.

Israel lançou um ataque implacável contra Gaza, matando mais de 34.000 palestinos, segundo as autoridades de saúde locais, em bombardeios que reduziram o enclave a uma terra arrasada.

Continua depois da publicidade

Israel tem procurado demonstrar que não está bloqueando a ajuda a Gaza, especialmente desde que o presidente norte-americano, Joe Biden, emitiu uma dura advertência ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, dizendo que a política norte-americana poderia mudar se Israel não tomasse medidas para lidar com os danos aos civis, o sofrimento humanitário e a segurança dos trabalhadores humanitários.

As autoridades norte-americanas e os grupos de ajuda humanitária afirmam que houve algum progresso, mas advertem que ele é insuficiente, em meio a alertas severos de fome iminente entre os 2,3 milhões de habitantes de Gaza.

A guerra começou quando militantes palestinos do Hamas atacaram Israel em 7 de outubro, matando 1.200 pessoas e sequestrando outras 253, de acordo com os registros israelenses.

FONTE

Sobre o Autor

Ubiratan Motta
Ubiratan Motta

Historiador que dedicou sua vida à carreira militar. Especialista em recursos humanos e logística, e com vasta experiência em operações e missões das Forças Armadas.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.