G7 condena ataque do Irã e reforça busca por cessar-fogo em Gaza

Os líderes do G7 se reuniram neste domingo (14) e condenaram o lançamento, no sábado (13), de mais de 300 mísseis e drones iranianos contra Israel, no que consideraram uma ofensiva “sem precedentes”.

A ação dos iranianos “avançou ainda mais no sentido da desestabilização da região e corre o risco de provocar uma escalada regional incontrolável”, disse a nota conjunta dos países que formam o grupo.

Segundo o comunicado, o grupo continuará a trabalhar para estabilizar a situação e evitar uma nova escalada. Mais cedo, a Casa Branca havia confirmado à Reuters que, em conversa com Tel Aviv, os EUA haviam dito que não participariam de um contra-ataque israelense.

Continua depois da publicidade

Ainda na nota, o G7 exige que o “Irã e os seus representantes cessem os seus ataques”, e diz estar pronto para “tomar novas medidas em resposta a novas iniciativas desestabilizadoras”.

O grupo também demonstrou apoio a Israel, mas não abordou a decisão do gabinete de segurança do país, que decidiu adotar resposta militar contra o Irã, mas não imediatamente.

Com relação ao conflito em Gaza, que continua sendo atingida por bombardeios israelenses, o G7 reforçou a posição de trabalhar no sentido de um “cessar-fogo imediato e sustentável e da libertação de reféns pelo Hamas”, e de prestar “maior assistência humanitária aos palestinos necessitados.”

FONTE

Sobre o Autor

Ubiratan Motta
Ubiratan Motta

Historiador que dedicou sua vida à carreira militar. Especialista em recursos humanos e logística, e com vasta experiência em operações e missões das Forças Armadas.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.