juíza adia indefinidamente julgamento em caso de documentos confidenciais

O julgamento criminal de Donald Trump pela suposta manipulação indevida de documentos confidenciais foi adiado indefinidamente, uma decisão que representa um golpe nos esforços do Departamento de Justiça dos EUA para obter um veredito do júri antes das eleições presidenciais de novembro.

A juíza distrital dos EUA, Aileen Cannon, que preside o processo criminal na Flórida, definiu um novo cronograma para recursos no caso, anunciando que a data do julgamento, marcada para 20 de maio, será adiada indefinidamente.

Numa decisão publicada nesta terça-feira (7), Cannon disse que estabelecer uma nova data de julgamento neste momento “seria imprudente e inconsistente com o dever do tribunal de considerar completa e justa os vários recursos pendentes de pré-julgamento perante o tribunal”.

Continua depois da publicidade

A decisão representa uma vitória significativa para Trump, o virtual candidato republicano, que enfrenta quatro processos criminais e tenta evitar ter de passar por vários julgamentos antes das eleições. Trump está sendo julgado em Nova York pela acusação de ter falsificado registros comerciais para ocultar pagamentos a uma atriz pornô antes das eleições presidenciais de 2016.

As notícias do adiamento indefinido do julgamento na Florida, além da incerteza sobre as datas de dois casos sobre interferência eleitoral em Washington e na Geórgia, aumentam os riscos do julgamento em curso em Nova York.

O novo cronograma de Cannon começa com uma audiência nesta semana, sobre questões do júri, e vai até 22 de julho, quando será realizada uma audiência sobre o potencial uso de informações confidenciais durante um julgamento.

Continua depois da publicidade

“O tribunal considera que os fins de Justiça atendidos por esta continuação, até o último prazo especificado nesta ordem, 22 de julho de 2024, atendem o melhor interesse do público e dos réus em um julgamento rápido”, escreveu Cannon.

© 2024 Bloomberg L.P.

FONTE

Sobre o Autor

Ubiratan Motta
Ubiratan Motta

Historiador que dedicou sua vida à carreira militar. Especialista em recursos humanos e logística, e com vasta experiência em operações e missões das Forças Armadas.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.