Manifestantes são presos em protestos pró-Palestina em universidades dos EUA

As tensões aumentaram, no campus da Universidade da Virgínia (UVA), em Charlottesville, onde os protestos foram em grande parte pacíficos até a manhã de sábado (4), quando policiais com equipamento de choque foram vistos em um vídeo se movendo em um acampamento no gramado do campus, algemando alguns manifestantes com braçadeiras e usando o que parecia para ser spray químico.

Estudantes de todo o país reuniram-se ou montaram tendas em dezenas de universidades para protestar contra a guerra em Gaza e apelar ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que apoiou Israel, para que faça mais para parar o derramamento de sangue em Gaza. Exigem também que as suas escolas deixem de investir em empresas que apoiam o governo de Israel, tais como fornecedores de armas.

Violação

A Universidade da Virgínia disse em um comunicado à imprensa que os manifestantes violaram várias políticas universitárias, incluindo a montagem de tendas na noite de sexta-feira (3) e o uso de amplificadores de som.

Continua depois da publicidade

Jim Ryan, reitor da UVA, escreveu numa mensagem que as autoridades souberam que “indivíduos não afiliados à universidade” que geraram “algumas preocupações de segurança” se juntaram aos manifestantes no campus.

Não ficou imediatamente claro quantos dos presos eram estudantes da universidade.

Dezenas de pessoas foram presas por invasão criminosa em frente ao Art Institute of Chicago em uma manifestação no sábado (4), depois que o instituto chamou a polícia para remover manifestantes que, segundo a instituição, ocupavam ilegalmente sua propriedade, disse o Departamento de Polícia de Chicago no X (antigo Twitter).

Continua depois da publicidade

Em outros lugares, os confrontos não causaram prisões. Em Ann Arbor, manifestantes pró-Palestina interromperam brevemente uma cerimônia de formatura na Universidade de Michigan.

FONTE

Sobre o Autor

Ubiratan Motta
Ubiratan Motta

Historiador que dedicou sua vida à carreira militar. Especialista em recursos humanos e logística, e com vasta experiência em operações e missões das Forças Armadas.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.