Mudança climática pode custar até US$ 25 trilhões à habitação global, diz Economist

As mudanças climáticas e a luta para combatê-las podem consumir 9% do valor da habitação no mundo até 2050, o equivalente a US$ 25 trilhões, segundo a reportagem de capa da revista semanal The Economist. A publicação lembra que essa conta é um pouco menor que o PIB dos Estados Unidos. A dúvida, segundo a publicação é sobre quem pagará por isso.

A revista destaca que as bases da classe de ativos mais importante do mundo estão sendo abaladas por mudanças severas no clima, que têm elevado as emissões de gases do efeito estufa.

Os efeitos disso vão desde tornados que atingem os subúrbios do centro-oeste americano a pedras de granizo do tamanho de bolas de tênis quebrando os telhados de vilas italianas, o clima severo provocado pelas emissões de gases de efeito estufa está abalando as bases da classe de ativos mais importante do mundo.

Continua depois da publicidade

Quem pagará a conta?

A reportagem destaca que, entre os candidatos a pagar a conta, os proprietários de imóveis, ainda não perceberam os riscos, uma vez que os preços das casas ainda não mostram sinais de efeitos dos riscos climáticos. Já os contribuintes podem acabar tendo de socorrer proprietários endinheirados, com a criarão de incentivos úteis para adaptação à ameaça iminente.

Entre as seguradoras, no entanto, o seguro residencial está ficando mais caro à medida que o clima piora e os desastres naturais se tornam mais frequentes.

A revista lembra que os danos físicos podem ser evitados investindo em proteção nas próprias propriedades ou na infraestrutura. “O impacto total das alterações climáticas ainda está longe. Mas quanto mais cedo os formuladores de políticas puderem resolver essas questões, melhor”, conclui o texto.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

FONTE

Sobre o Autor

Ubiratan Motta
Ubiratan Motta

Historiador que dedicou sua vida à carreira militar. Especialista em recursos humanos e logística, e com vasta experiência em operações e missões das Forças Armadas.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.