O que fazer em Natal RN durante 5 dias: Da praia ao cultural

Já pensou em conhecer Natal/RN fugindo do tradicional turismo de sol e mar? Nesse post iremos mostrar como enxergar esse destino turístico com outros olhos e de quebra conhecer João Pessoa/PB.

Para iniciarmos é necessário explicar como vamos conhecer os dois municípios em uma viagem, visto que estão em estados distintos. É aí que entra os roteiros conjugados no Nordeste que planejados de acordo com suas necessidades mais específicas. 

Não existe um preço fixo para esse tipo de roteiro, pois eles requerem um planejamento diferente de um pacote tradicional (aéreo + hotel + passeio). 

Nessa modalidade de viagem, juntamos vários destinos na mesma semana de férias ou personalizamos da forma que ficar melhor para sua realidade.

A cidade de Natal é conhecida como a cidade do sol e atrai muitos turistas para o turismo de sol e mar devido as suas belíssimas praias e dunas. Porém, a cidade do sol não vive somente de sol, mar e dunas. Hoje vamos conhecer outro lado de Natal/RN.

O mesmo acontece com a cidade de João Pessoa, com suas praias muito famosas como Tambaú e Bessa que também atraem muitos turistas. Porém, são dois destinos ricos em cultura e possuem muitas histórias para contar, reunindo alguns cartões postais. 

Quer variar um pouco o roteiro e experimentar além das praias? O que vamos conhecer são patrimônios históricos e culturais. Vem com a gente!

O QUE VAMOS CONHECER EM NATAL?

Localizada no Rio Grande do Norte, Natal é a segunda menor capital do Brasil quando se trata de área territorial. Mas o que falta de espaço geográfico, Natal tem de beleza litorânea e cultura. Que tal conhecer a cidade do sol de norte a sul?

Forte dos Reis Magos

Forte dos Reis Magos, Natal/RN

Forte dos Reis Magos, Natal/RN

Localizado na Praia do Meio e às margens do Rio Potengi, o Forte dos Reis Magos foi construído em 1598 e é responsável pelo marco inicial da cidade de Natal. A visita pode ser feita de terça à domingo, das 8h às 16h.

Centro de Turismo de Natal

Centro de Turismo, Natal/RN

Centro de Turismo, Natal/RN

Trazendo uma arquitetura neoclássica e edificado no final do século XIX, ele já funcionou como residência particular, orfanato, área militar e penitenciária. Hoje funciona como centro de artesanato e dispõe de uma variedade de serviços e produtos.

Memorial Câmara Cascudo

Memorial Câmara Cascudo, Natal/RN

Memorial Câmara Cascudo, Natal/RN

Não tem como falar deste museu sem falar de seu homenageado, o Luís da Câmara Cascudo. Ele foi um historiador, antropólogo e advogado potiguar passou toda a sua vida em Natal e dedicou-se ao estudo da cultura brasileira. O prédio que hoje abriga o Memorial foi construído em meados do século XVIII.

O QUE VAMOS CONHECER EM JOÃO PESSOA?

Situada no estado da Paraíba, João Pessoa também conhecida como Jampa, fica há 180 km da capital potiguar, aproximadamente 2h20 de viagem de carro. O cenário não é diferente quando o assunto é riqueza em praias, clima quente e cultura.

Fortaleza de Santa Catarina

Fortaleza de Santa Catarina, João Pessoa/PB

Fortaleza de Santa Catarina, João Pessoa/PB

Há aproximadamente 180 km de Natal/RN, a Fortaleza de Santa Catarina garante uma viagem de volta ao passado. Foi construída em taipa em 1589, passando por um processo de reconstrução ao longo dos anos.

Centro Cultural São Francisco

Igreja João Pessoa

Centro Cultural São Francisco, João Pessoa/PB

Também localizada há aproximadamente 180 km de Natal, este ponto turístico apresenta uma arquitetura no estilo barroco, sendo rica em beleza e história. É um complexo que inclui a Igreja de São Francisco, o Convento de Santo Antônio e algumas capelas. 

Hotel Globo

Hotel Globo

Hotel Globo, João Pessoa/PB

Construído em 1928 pelo hoteleiro Henrique Siqueira, conhecido como Marinheiro, o hotel foi pioneiro da hotelaria na capital paraibana e, na época, chegou a ser considerado hotel de alto padrão.

COMO VAMOS FAZER ESSE ROTEIRO?

Vale lembrar que este roteiro é apenas uma sugestão, pois nossos roteiros são planejados e personalizados de acordo com a necessidade dos nossos clientes.

  • Dia 1: chegada em Natal, check-in no hotel e o resto do dia livre;
  • Dia 2: City Tour com visita aos pontos turísticos de Natal de transfer e ao final do dia jantar na Casa de Taipa Tapiocaria;
  • Dia 3: City Tour de transfer para conhecer o Museu Barreira do Inferno e o Centro Cultural Trampolim da Vitória e noite no Forró com Turista, o melhor arrasta-pé de Natal;
  • Dia 4: Ida de transfer a João Pessoa para City Tour pelos pontos turísticos, jantar no Bar do Cuscuz e pernoite no hotel;
  • Dia 5: Manhã livre para conhecer a capital paraibana check-out no hotel.

Viu só como os atrativos potiguares e paraibanos vão além de praia, sombra e água fresca? Fazer esse roteiro é como viajar no tempo e embarcar na construção e na evolução desses destinos turísticos. 

Aproveite sua estadia em Natal e conheça os pontos turísticos históricos e culturais de Parnamirim, município pertinho da capital e também rico em cultura, contando histórias com seus atrativos Museu Barreira do Inferno e Centro Cultural Trampolim da Vitória.

Se você gostou de conhecer um pouco mais sobre essas duas capitais nordestinas, tenho certeza que também irá gostar desses conteúdos:

Centro Cultural Trampolim da Vitória conta história da Segunda Guerra no RN

Passeios em Natal, RN

Como fazer o roteiro Natal, Pipa e João Pessoa

Roteiro no Nordeste de carro

Se inscreva no nosso canal do YouTube e assista toda quarta às 18h nossas lives ensinando como fazer roteiros no Nordeste



FONTE

Sobre o Autor

Ubiratan Motta
Ubiratan Motta

Historiador que dedicou sua vida à carreira militar. Especialista em recursos humanos e logística, e com vasta experiência em operações e missões das Forças Armadas.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.