Ovo de réptil marinho ganha status de segundo maior do mundo

O título de maior ovo do mundo, geralmente, é disputado por répteis e aves. Atualmente, o pássaro elefante está em primeiro lugar e, agora, “A Coisa” ameaçou o primeiro posto e vem de um tipo de animal bem diferente.

Esse ovo teria cerca de 66 milhões de anos e tem tamanho de antigo réptil marinho, destaca o IFLScience. Ele foi encontrado na Antártida e se tornou o primeiro ovo fóssil de casca mole conhecido no continente. Seu dono? Um mosassauro, segundo os cientistas.

Leia mais:

O principal autor do estudo, Lucas Legendre, pesquisador de pós-doutorado da Jackson School of Geosciences da Universidade de Austin, no Texas (EUA), afirmou que o ovo “é de um animal do tamanho de um grande dinossauro, mas é completamente diferente de um ovo de dinossauro. É mais parecido com os ovos de lagartos e cobras, mas é de um parente verdadeiramente gigante desses animais”. Não foram divulgadas imagens da descoberta.

Representação de uma das gerações do pássaro-elefante (Imagem: YuRi Photolife/Shutterstock)

Ovo gigante de mosassauro encontrado na Antártida

  • Antes, os cientistas acreditavam que répteis marinhos gigantes do Cretáceo não botavam ovos, o que pode ser contradito pela descoberta;
  • Nossa menção ao ovo de “A Coisa” veio dos cientistas que encontraram o fóssil, que mede mais de 28 cm x 18 cm;
  • O ovo, de casca fina, “visivelmente colapsado e dobrado”, encontra-se na lista dos maiores já descritos, perdendo justamente para o do pássaro-elefante;
  • Sua estrutura se assemelha à dos da maioria de lagartos e cobras existentes;
  • Isso é uma indicação de que o animal que o colocou tinha estilo de vida ovovíparo, na qual o ovo se desenvolve dentro da mãe e eclode logo que é colocado.
Acredita-se que o bebê mosassauro saiu do ovo logo após ser colocado (Imagem: Francisco Hueichaleo, 2020)

Essa condição, porém, não se repetia com os pássaros-elefantes gigantes. Eles já estiveram espalhados por Madagascar, pesando 500 quilos e incríveis três metros de altura. Para se ter uma ideia, estima-se que um único ovo desse imponente animal poderia alimentar uma família humana inteira.

Poderoso ovo de pássaro elefante à esquerda (Imagem: Denis Bourez, Museu de História Natural, Londres, Enviado por SunOfErat, CC BY 2.0, via Wikimedia)

O ovo do pássaro-elefante se assemelha em estrutura com o dos pássaros de hoje, com casca dura. Oposto ao de seu “primo” de casca mole encontrado na Antártida.

Na condição de maior ovo já visto, os dos pássaros-elefantes mediam até 33 centímetros de comprimento e capacidade líquida de 8,5 litros. O Guinness detalha que tais números equivalem a sete ovos de avestruz, 183 de galinha ou mais de 12 mil de beija-flor.

Claro que os responsáveis por botar os dois maiores ovos já vistos na face da Terra estão extintos. Por conta disso, quando falamos do maior ovo que existe ainda é o do avestruz, que, segundo o Discover Wildlife, chegou ao incrível peso de 2.589 quilos de albumina carregada de casca, liberado por um avestruz na Suécia.



FONTE

Sobre o Autor

Ubiratan Motta
Ubiratan Motta

Historiador que dedicou sua vida à carreira militar. Especialista em recursos humanos e logística, e com vasta experiência em operações e missões das Forças Armadas.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.