Powell diz que Fed vai manter juros no atual patamar pelo tempo que for necessário

O presidente do Banco Central dos Estados Unidos, Jerome Powell, afirmou que o Federal Reserve vai manter os juros da economia americana no atual patamar pelo tempo que for necessário. Nesta quarta-feira, a autoridade monetária decidiu pela manutenção da taxa entre 5,25% e 5,5% pela sexta vez consecutiva.

Powell iniciou seu discurso afirmando que ele e seus colegas de comitê seguem totalmente focados em garantir o máximo de empregabilidade e estabilidade de preços para a população americana. “A economia fez progressos consideráveis ao longo do nosso mandato. A inflação desacelerou bastante e o mercado de trabalho segue forte”, afirmou Powell.

“Mas a inflação ainda está muito alta e não é garantido que haverá progressos em levá-la para baixo. O caminho adiante é incerto”, complementou.

Continua depois da publicidade

O chairman, como de costume, reforçou o compromisso do Fed em levar a inflação à meta de 2% ao ano. E repetiu a parte do comunicado que acompanhou a decisão de hoje do Fomc: houve pouco progresso na inflação nos últimos meses.

Assim, Powell sinalizou que a autoridade monetária pode levar mais tempo que o previsto para ganhar confiança nos dados para iniciar um ciclo de alívio. “Até agora, os dados nos passaram essa confiança. As leituras sobre a inflação vieram acima da inflação”.

“Estamos preparados para manter os juros no atual patamar o tempo que for necessário”, complementou.

Continua depois da publicidade

Leia mais:

Powell diz que o Fed também está preparado para responder a um eventual enfraquecimento do mercado de trabalho.

“Sabemos que reverter a política de aperto muito cedo ou em grande intensidade pode impactar os progressos que fizemos até agora com a inflação. Mas, ao mesmo tempo, reduzir a política restritiva muito tarde poderia impactar a atividade econômica e o e emprego”, afirma.

O chairman, portanto, vê dois caminhos para o início de corte de juros: um progresso na redução da inflação ou um enfraquecimento inesperado do mercado de trabalho por conta da política monetária mais restritiva. Segundo ele, é possível reduzir a inflação de forma sustentável, sem provocar deslocamentos significativos no mercado de trabalho.

Powell disse ainda que voltar a subir juros é um movimento improvável.

FONTE

Sobre o Autor

Ubiratan Motta
Ubiratan Motta

Historiador que dedicou sua vida à carreira militar. Especialista em recursos humanos e logística, e com vasta experiência em operações e missões das Forças Armadas.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.