Quanto pesa o ser humano em outros planetas?

Se você é um fã de ficção científica ou gosta muito de curiosidades sobre o espaço, já deve ter se perguntado como outros planetas podem afetar o corpo de um ser humano. E uma das melhores maneiras de explorar os efeitos da gravidade em diferentes corpos do sistema solar é calcular qual seria o seu peso se você estivesse na superfície deles.

Essa alteração no peso acontece porque o valor da gravidade não é o mesmo em todo o sistema solar. Por esse mesmo motivo, se a gravidade mudar de um planeta para outro, nosso peso também mudará.

Leia também:

Quanto pesa o ser humano em outros planetas?

Antes de descobrir quanto o ser humano pesa em outros planetas, é importante fazer uma pequena distinção. Geralmente usamos os termos “massa” e “peso” como sinônimos, mas para um astrônomo ou um físico são coisas completamente diferentes.

Peso é a força que a gravidade exerce sobre um objeto devido à sua massa. A massa, a grosso modo, mede a inércia de um objeto, ou seja, sua resistência ao ser movido ou parado. 

Representação artística do planeta Júpiter. Crédito: muratart – Shutterstock

Por sua vez, a Lei da Gravitação Universal de Newton diz que tudo o que tem massa atrai qualquer outra coisa que tenha massa. Em outras palavras, seu corpo atrai a Terra tanto quanto a Terra atrai seu corpo – mas já que a Terra tem mais massa que um corpo humano, sua força gravitacional é maior, por isso não saímos do chão.

Sendo assim, a massa de um objeto permanece constante em todo o universo, enquanto seu peso muda dependendo das forças gravitacionais que atuam sobre ele, que variam de planeta para planeta. 

Se, por exemplo, viajarmos para um planeta cuja gravidade é mais intensa e puxe mais para a superfície, nosso peso será muito maior. Por outro lado, se viajarmos para um planeta com pouca gravidade, nosso peso fica mais leve.

Quanto pesamos em cada planeta?

Planeta Vênus
Vênus (Imagem: NASA/JPL)

O físico Isaac Newton criou uma fórmula para calcular quanto o ser humano pesaria em outros planetas do sistema solar, de acordo com a massa de cada um deles. Para descobrir quanto você pesaria, basta multiplicar seu peso pela equivalência em quilos de cada planeta. 

Por exemplo, 50 quilos em Mercúrio, onde 1 quilo é equivalente a 0,37 quilo, seriam 18,5 quilos. Isso ocorre pelos efeitos da pouca gravidade do planeta, relativa a menor massa em comparação com a terra. Veja abaixo os valores de 1 quilo em cada planeta do sistema solar, e Plutão: 

  • Mercúrio: 1 quilo = 0,37 quilo
  • Vênus: 1 quilo = 0,88 quilo
  • Terra: 1 quilo = 1 quilo
  • Marte: 1 quilo = 0,38 quilo
  • Júpiter: 1 quilo = 2,64 quilos
  • Saturno: 1 quilo = 1,15 quilo
  • Urano: 1 quilo = 1,17 quilo
  • Netuno: 1 quilo = 1,18 quilo
  • Plutão: 1 quilo = 0,06 quilo

Agora você pode calcular e comparar qual seria seu peso em cada um dos planetas do nosso sistema!



FONTE

Sobre o Autor

Ubiratan Motta
Ubiratan Motta

Historiador que dedicou sua vida à carreira militar. Especialista em recursos humanos e logística, e com vasta experiência em operações e missões das Forças Armadas.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.