Ucraniana de 98 anos anda 6 km para fugir de território controlado pela Rússia  

Lidia Stepanivna Lomikovska, de 98 anos, caminhou por seis quilômetros, com a ajuda de uma bengala e calçando chinelos, para encontrar sua família fora do território ucraniano ocupado pela Rússia, divulgou a Associated Press na terça-feira (30).  

Lomikovska e sua família decidiram deixar a cidade de Ocheretyne, no leste de Donetsk, após a invasão das tropas russas na semana passada e a intensificação dos combates. Os russos têm avançado na região usando artilharia, drones e bombas.  

Na tentativa de fuga, a senhora de 98 anos se perdeu do filho e de duas noras, mas decidiu continuar até o seu destino. Depois de um dia inteiro de caminhada, sem comida ou água, Lomikovska foi resgatada à noite, por soldados ucranianos.  

Continua depois da publicidade

Ela foi entregue aos White Angels, um grupo policial que evacua cidadãos que vivem na linha de frente. Eles a levaram até um abrigo para evacuados e encontraram seus parentes. 

Lomikovska contou que caiu duas vezes e teve que parar para descansar outras tantas. “Uma vez perdi o equilíbrio e caí no mato. Adormeci. E aí, pela segunda vez, de novo, eu caí. Mas então me levantei e pensei comigo mesmo, preciso continuar andando, pouco a pouco”, disse Lomikovska, segundo a AP.  

Esta é a segunda guerra que a ucraniana testemunha. A primeira foi a Segunda Guerra Mundial.

Continua depois da publicidade

“Essa guerra [Segunda Guerra Mundial] não foi como esta. Eu vi aquela guerra. Nenhuma casa pegou fogo. Mas agora, está tudo pegando fogo”, disse Lomikovska. 

O presidente-executivo de um dos maiores bancos da Ucrânia anunciou em seu canal no Telegram na terça-feira (30) que o banco compraria uma casa para Lomikovska. 

FONTE

Sobre o Autor

Ubiratan Motta
Ubiratan Motta

Historiador que dedicou sua vida à carreira militar. Especialista em recursos humanos e logística, e com vasta experiência em operações e missões das Forças Armadas.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.