veja o que abre e o que fecha em 1º de Maio

Nesta quarta-feira, 1º de Maio, comemora-se o Dia do Trabalho. A data celebrada internacionalmente relembra as conquistas das classe trabalhadora ao longo da história. A origem da data remonta ao movimento grevista encabeçado por trabalhadores norte-americanos em Chicago, no final do século XIX.

Mas, na prática, o que muita gente quer saber é se, além da folga, o que vai funcionar ao longo do feriado nacional. O InfoMoney lista, a seguir, o funcionamento dos principais serviços no dia 1º de Maio. Confira:  

Bancos

As agências bancárias não abrirão para atendimento presencial no dia 1º de Maio. As compensações bancárias, incluindo a TED, também não serão efetivadas no período.

Continua depois da publicidade

Como alternativa, os clientes poderão usar os canais digitais e remotos dos bancos, como sites e aplicativo, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente nas agências. Em algumas localidades, as salas de autoatendimento também estarão disponíveis aos clientes, a critério da instituição.

“Os canais digitais dos bancos, como internet e mobile banking, são uma alternativa para a realização de transferências e pagamento de contas. Atualmente, 7 em cada 10 operações bancárias são feitas pelos meios digitais, reflexo da comodidade, rapidez e segurança proporcionada por estes canais”, informa Walter Faria, diretor de Serviços da Febraban.

As contas de consumo (água, energia e telefone) e os carnês com vencimento no dia do feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte, ou seja, 2 de maio. Os tributos, normalmente, já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.

Continua depois da publicidade

“Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos”, orienta Faria. Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

B3

A B3, Bolsa de Valores do Brasil, também não terá expediente no feriado. Estarão suspensas as operações de ETFs, fundos, derivativos e até dos títulos públicos do Tesouro Direto.

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) também não vai funcionar no Dia do Trabalho, e a data não será considerada útil para contagem de prazos.

Correios

Não haverá funcionamento nas agências dos Correios em 1º de Maio. O órgão estatal de postagem só voltará às atividades no dia útil seguinte, quinta-feira (2), de acordo com a instituição.

Durante o feriado, a Central de Atendimento estará disponível somente por meio dos canais automatizados:

  1. Chat com aatendente virtual dos Correios (Carol);
  2. Fale Conosco;
  3. Autoatendimento – 0800-725-7282, 0800-725-0100 e 3003-0100.

Esses canais funcionam 24 horas por dia. O atendimento com os operadores será retomado no próximo dia útil após o feriado, a partir das 8h.

Continua depois da publicidade

INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que suas agências estarão fechadas em 1º de maio. As atividades serão retomadas normalmente no dia seguinte.

Mesmo assim, os serviços online estarão disponíveis durante o feriado, por meio do portal Meu INSS e do aplicativo para celular. A Central Telefônica 135 funcionará apenas com atendimento eletrônico.

Poupatempo fechado

As unidades do Poupatempo estarão fechadas na quarta-feira (1º de Maio). O agendamento para ser atendido nos próximos dias pelo Poupatempo deve ser feito pelos canais digitais, como no portal, no aplicativo Poupatempo Digital, nos totens de autoatendimento ou ainda através do Assistente Virtual, chamado “P”, que atende no portal e WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974.

Entre os 260 serviços online, estão disponíveis opções como renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho Digital, seguro-desemprego e atestado de antecedentes criminais.

FONTE

Sobre o Autor

Ubiratan Motta
Ubiratan Motta

Historiador que dedicou sua vida à carreira militar. Especialista em recursos humanos e logística, e com vasta experiência em operações e missões das Forças Armadas.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.